quarta-feira, 18 de julho de 2018

[Escrita] O Gênero Conto

Oi, gente!

Tá meio difícil separar tempo para vir aqui, as coisas andam meio loucas desde a semana do NOGG desse ano. Mas, como tinha dito antes, vou falar sobre os três principais gêneros que englobam a escrita das nossas fanfics: conto, romance e novela. Vou ser bem básica com isso, porque se não vou acabar me estendendo muito e a coisa vai tomar proporções Jurassic Park e não queremos isso, não é?

Introdução


Bem, começando com o conto, segundo o dicionário:
1. LITERATURA
narrativa breve e concisa, contendo um só conflito, uma única ação (com espaço ger. limitado a um ambiente), unidade de tempo, e número restrito de personagens.
Bem, a primeira coisa que a gente percebe é que o conto é, dos três, o gênero menor. Apesar de ser tido como uma narrativa concisa, sabemos que há as exceções da vida, por exemplo, H.P. Lovecraft que o Hadou já fez um vídeo falando no canal (confere lá que é muito bacana) escrevia "contos" do tamanho de novelas, outro que faz muito isso também e ainda está vivo é o Stephen King, então, fica um pouco complicado encaixar conto como algo "breve", porque o que é breve para um autor pode não ser para outro. 

Os registros de conto, segundo o doutor em Letras e Literatura Carlos Eduardo Varella "remonta aos tempos antigos, representado pelas narrativas orais dos antigos povos nas noites de luar, narradas de pais para filhos, como forma de assegurar a transmissão da cultura e, dessa forma, a sobrevivência da espécie." Para saber mais sobre a origem do conto e suas modificações com o tempo, veja a bibliografia lá embaixo!

Estrutura do Conto

A estrutura do conto é fechada e objetiva, na medida em que esse tipo de texto é formado por apenas uma história e um conflito.

Sua estrutura está dividida em três partes:

  1. Introdução: apresentação da ação que será desenvolvida. Nesse momento inicial, há uma breve ambientação do local, tempo, personagens e do acontecimento.
  2. Desenvolvimento: formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se desenrola o desenvolvimento da ação.
  3. Clímax: encerramento da narrativa com desfecho surpreendente.

De acordo com a estrutura básica narrativa (introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho), o conto, por ser uma narrativa mais breve, parte do desenvolvimento para o clímax.

Elementos do Conto

1. Espaço

Local em que se desenvolve a narrativa, seja numa casa, rua, parque, praça, etc. Por serem narrativas breves, o espaço no qual se desenvolve a trama, deve ser um espaço reduzido.

2. Tempo

Designa o tempo em que se passa a narrativa, sendo classificado em: tempo cronológico (exterior) e tempo psicológico (interior).

3. Foco Narrativo

Trata-se do narrador, sendo classificados em:

  • narrador observador: conhecedor da ação, mas não participante.
  • narrador personagem: o narrador é um dos personagens.
  • narrador onisciente: conhece a história e todos os personagens envolvidos nela.

Geralmente os contos são narrados em terceira pessoa, embora há muitos contos narrados em primeira pessoa, nesse caso, quando surge o narrador-personagem.


4. Personagens

Indivíduos que participam da narrativa, sendo classificadas, dependendo do foco em: personagens principais ou personagens secundárias. Por ser uma narrativa curta, o conto possui poucos personagens.

5. Diálogo

Elemento essencial do conto, os diálogos caracterizam a base expressiva desse tipo de texto. Eles desenvolvem os conflitos da trama, sendo determinados pela fala das personagens.

Formados por uma linguagem mais objetiva e metáforas simples, os diálogos são classificados em: diálogo direto, indireto e interior.

6. Epílogo

Corresponde ao clímax da narrativa, determinado pelo desfecho surpreendente, imprevisível ou enigmático da ação.


Os maiores contistas brasileiros são: Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Luiz Fernando Veríssimo e Dalton Trevisan.

Dependendo da temática explorada, há diversos tipos de contos, do qual se destacam:

  • Contos Realistas
  • Contos Populares
  • Contos Fantásticos
  • Contos Eróticos
  • Contos de Terror
  • Contos de Humor
  • Contos Infantis
  • Contos Psicológicos

Extensão do Conto

Segundo outras definições, o conto não deve ocupar mais de 7.500 palavras. Actualmente entende-se que pode variar entre um mínimo de 1.000 e um máximo de 20.000 palavras. Mas toda e qualquer limitação de um mínimo ou máximo de palavras é descartada e ignorada por escritores e leitores.

O romance "Vidas secas" (de Graciliano Ramos), "A festa" (de Ivan Ângelo) e alguns romances de Bernardo Guimarães (1825-1884) e Autran Dourado, podem ser lidos como uma série de contos. Também "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Quincas Borba" (de Machado de Assis), "O Processo" (de Franz Kafka), são constituídos por pequenos contos. São os chamados "romances desmontáveis".

Assis Brasil vai mais longe ao afirmar que "Grande Sertão: veredas" (de Guimarães Rosa), é um conto alongado, pois o escritor tê-lo-ia como narrativa curta. O "Grande Sertão", como sabemos, tem mais de 500 páginas. Todas essas colocações demonstram como é difícil definir o conto; mesmo assim, quem o conhece, não o confunde com outro género.

Sobre o conto, afirma Eça de Queirós, um dos maiores representantes da literatura portuguesa:
“No conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida.”

Bom gente, por enquanto é isso. Leiam a bibliografia para ficarem mais informados sobre as nuances e a estrutura do conto. Inclusive, é preferível que se você é um autor iniciante (do zero) buscando por onde começar, comece escrevendo contos, pode acreditar em mim, é mais desafiador do que parece! No próximo post vamos conversar sobre o gênero novela (e não, não é a novela da globo!).


Bibliografia

 DIANA, Daniela, Conto, Toda a Matéria, disponível em:

MOTTA, Carlos Eduardo Varella Pinheiro. Conto, Infoescola, disponível em:

Wikipédia, Conto, disponível em:

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem?

    Você faz betagem?

    Estou no gênero de fantasia.

    Grato por sua atenção.

    ResponderExcluir