terça-feira, 10 de julho de 2018

[Fanfic] O Antigo Lar das Crianças Suicidas

Autor: Úrsula Britto
Status: Em andamento
Capítulos: 11
Gênero: Fantasia, mistério
Plataforma: Wattpad, Nyah

Sinopse: Meu Caro Leitor,
Dizem as sábias línguas que há mais mistérios entre o céu e a terra do que nos convêm saber. Ressalvo meu pensamento, discordando. Há infindáveis mistérios entre a infinidade e o infinito. E na minha humilde solidariedade compartilho este enigma com você. 

Há um escrito e um autor, cujo conteúdo e vida possuem poucas certezas. Sondáveis foram os entusiastas que circularam por estas futuras páginas. No entanto seu mistério permaneceu sendo como ele era: indecifrável. 

Porque ler é que quebrar um enigma, enquanto a rima codifica um pedaço
O leitor decifra pela metade
O que acabou de ser descrito.
E quando se lê
Um pedaço de nossa alma, é roubado

Convido-o para ter comigo uma conversa - assuntos trocados de tinteiro para tinteiro - afim de esclarecer esse problema. Aguardo o dia em que descobriremos, juntos, a resolução de C.Irotik.

—S.Lawall

Oi, gente!

Como estão? Espero que bem. Essa resenha vai ser um pouco diferente porque não foi o Hadou que leu essa história e sim eu, o vídeo que sairá sobre ela no canal também sou eu quem vai aparecer >-< então, como é minha primeira resenha própria aqui no LB estou um pouquinho nervosa haha. 

Encontrei essa história quando, sem querer, estava perambulando pelo grupo do Nyah no facebook. Era um dos dias em que a história havia sido atualizada e ela - Úrsula - estava divulgando o novo capítulo no grupo. Pelo nome da história fiquei curiosa para saber do que se tratava, até porque a capa chama muito a atenção. Posso dizer que fui com um pouco de sede demais ao pote e.e porque criei muitas teorias na minha mente do que poderia ser o livro e fui surpreendida quando me deparei com o que ele era de fato.

Bem, a história não é linear e nem convencional (isso não é uma crítica, gente!) quando comecei a ler os primeiros capítulos, me lembrei de livros como A Outra Volta do Parafuso e Drácula, não apenas porque ela escreve de uma maneira muito singular, com aquela cara de livro clássico, sabe? Mas principalmente porque a história em si é contada de uma maneira muito singular. Poder-se-ia dizer que é um livro essencialmente epistolar

A primeira coisa que nos "pesca" em O Antigo Lar das Crianças Suicidas é que ele não tem, exatamente, um enredo por trás. A história vai sendo sutilmente montada para nós através de cartas, bilhetes e personagens que se interligam a obra de uma misteriosa autora chamada C. Irotik. Vários casos de morte foram relatados de pessoas cujos nomes foram escritos por alguém nas páginas dos livros dessa autora, há todo um estudo em torno dela e de sua obra inclusive, esse é um dos trunfos mais bem sucedidos da Úrsula, porque ela é tão metódica na sua escrita que tudo que lemos parece muito verossímil. Mas a Irotik é fictícia, tá gente? Haha.

Outra coisa que me fez ficar presa em todos os capítulos da história foi a maneira como ela é escrita. A linguagem usada pela Úrsula tem um lirismo poético que faz com que as palavras "cantem" para nós enquanto lemos, poucos autores mesmo consagrados conseguem esse feito. A história mexe com alguns temas filosóficos de maneira muito sutil e particular, trazendo elementos de clássicos canônicos da literatura com aquela cara de livro YA, mas encontrando o equilíbrio perfeito entre eles. Mesmo não sendo escrito daquela forma convencional, a gente consegue se sentir imerso na narrativa uma vez que somos convidados a nos juntar ao clube de literatura e desvendar os mistérios que cercam C. Irotik. 

O único problema que encontrei no livro foi realmente a revisão. Como a autora me convidou no facebook, pude perceber que alguns dos equívocos que ela comete no livro fazem parte da sua escrita rotineira mesmo, com certeza isso não é um problema de falta de leitura porque alguém que escreve como ela é, no mínimo, uma ávida leitora, acredito que seja mais um problema de atenção mesmo. Por isso, indico fortemente que contate um beta para os capítulos antes de postá-los, apesar de serem errinhos bobos que podem facilmente ser eliminados na revisão, eles travam um pouco a nossa leitura nos impedindo de aproveitar a história de maneira mais ampla, pelo menos foi o que senti.

Uma história original, instigante e misteriosa que vai fazer a gente criar teorias e desejar ardentemente por respostas, eu super indico O Antigo Lar das Crianças Suicidas! Inclusive, nesses primeiros capítulos ainda não teve uma ligação do enredo com o título, mas acredito que isso venha a ser esclarecido no decorrer dos capítulos. A história é montada maravilhosamente bem, com uma estrutura sólida e bem amarrada de alguém que sabe onde está pisando, os personagens não impactam à primeira vista por causa do estilo epistolar, mas conforme a história avançar e nós os conhecermos melhor vamos, com certeza, simpatizando com eles e seus conflitos.

Fica aqui minha recomendação forte não apenas para quem curte o gênero mistério e policial, mas para todos que querem adquirir vocabulário e compreender melhor a estética de um bom texto. Parabéns à Úrsula por sua magistral criatividade e trabalho.

O vídeo dessa resenha sai em breve no canal do Leitor Beta e então eu atualizarei o post com ele. Os links para a história estão lá em cima nas plataformas ^-^

Até a próxima, gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário