Oi, gente!
Primeiramente me desculpem a ausência. Final de período é uma loucura total eu sempre fico sobrecarregada com trabalhos para fazer e esse mês peguei alguns de um sétimo período que me deram uma dor de cabeça sem precendentes! Além disso, comecei um curso de Teoria Literária muito interessante, mais pra frente vou recomendá-lo a vocês, no momento acredito que seja um pouco inviável (tendo em vista as histórias que analisamos até agora).
Eu vou dar uma resumida para vocês nos gêneros literários. No último post que fiz, sobre os fundamentos da escrita criativa, um dos pontos se tratava de conhecer os gêneros literários. Muita gente confunde gênero literário com gênero textual e não são a mesma coisa, os gêneros textuais estão inseridos dentro dos gêneros literários, mas ambos são conceitos distintos. Basicamente há três gêneros literários vou falar brevemente sobre cada um deles em postagens separadas. Mas antes de começar, vamos conceituar gênero literário:
Gêneros literários são divisões feitas em obras literárias de acordo com características formais comuns, agrupando-as segundo critérios estruturais, contextuais e semânticos, entre outros.A divisão clássica remonta à Grécia antiga e define três gêneros literários:
- Gênero lírico;
- Gênero épico;
- Gênero dramático.
Esta classificação de gêneros literários sofreu algumas alterações ao longo dos anos e, presentemente, privilegia-se a substituição do gênero épico pelo gênero narrativo, mais abrangente e atual, ficando, dessa forma, a seguinte divisão:
- Gênero lírico;
- Gênero narrativo;
- Gênero dramático.
Dentro de um determinado gênero literário há o predomínio de uma estrutura típica, que não corresponde à estrutura de outro gênero literário, visto que cada um apresenta características próprias.
Comecemos, então, com o gênero lírico.
O gênero lírico se refere ao tipo de texto literário onde predomina a expressão de sentimentos e emoções subjetivas do sujeito lírico - o eu lírico. São maioritariamente escritos em verso, sendo textos breves por não apresentarem enredo, mas sim a exteriorização do mundo interior do eu lírico.
Essa transmissão dos sentimentos, emoções e divagações do sujeito lírico é feita na 1.ª pessoa, conferindo grande subjetividade ao texto. Recorre à função poética da linguagem, sendo frequente o uso do sentido conotativo das palavras e de figuras de linguagem, com o sentido de aumentar a expressividade da mensagem.
Características do gênero lírico
- É escrito em verso, na 1.ª pessoa do discurso - eu;
- Há a expressão de sentimentos e emoções;
- Ocorre a exteriorização de um mundo interior;
- Apresenta um caráter subjetivo;
- As palavras são usadas no seu sentido conotativo;
- Apresenta muitas figuras de linguagem.
Subgêneros do gênero lírico
Ode: Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria.
Hino: Poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria.
Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza.
Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica.
Écloga: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica, que recorre ao uso de diálogos.
Epitalâmio: Poema lírico para celebração do casamento, que homenageia os noivos e o vínculo conjugal.
Sátira: Poema lírico cujo objetivo é ridicularizar pessoas e situações, criticando e ironizando defeitos e vícios.
Estrutura formal dos textos líricos
Até ao fim da idade média, os poemas eram cantados, seguindo estruturas formais rígidas relativamente à métrica, rimas e estrofes. Assim, o gênero lírico sempre foi caracterizado por sua musicalidade, sendo de grande importância o ritmo da poesia.
Atualmente, contudo, a poesia moderna abandonou essa estrutura formal, centrando-se apenas na transmissão de emoções e na subjetividade.
[Fonte: https://www.normaculta.com.br/genero-lirico/]
Nenhum comentário:
Postar um comentário