Oie, pessoas!
Como estão? Espero que bem. Hoje, volto com mais um post da tag Escrita, feita especialmente para ajudar um pouco pessoas que gostam do universo e querem um norte por onde começar, dúvidas a serem sanadas e conselhos que eu posso dar de acordo com a minha própria experiência. Hoje a gente vai conversar um pouco sobre pesquisa, prática x inspiração a rotina de trabalho e eu vou falar de alguns programas úteis que ajudam muito na hora de escrever principalmente para quem estar lutando pela organização hahaha. Então vamos lá!
PESQUISA
Esse é um ponto importante para quem está escrevendo, principalmente se você vai falar de alguma coisa que não domina muito bem ou que domina parcialmente. Quando eu vou escrever, normalmente minhas histórias são situadas em lugares que eu nunca fui, como por exemplo Folhas Mortas que se passa em Albuquerque, no novo México e em São Francisco, a maior parte nesta última. Eu precisei me desdobrar com muita pesquisa sobre a cidade para poder escrever com o máximo de fidelidade possível, além de pesquisar um pouco sobre os costumes americanos (o que nos filmes procede e o que não), clima, enfim.
Quando eu estava escrevendo Dear Diary tive que assistir algumas aulas de química na internet, porque eu sempre fui péssima em química e a Ellen adorava a matéria. Então, a pesquisa é um ponto muito importante porque traz fidelidade à história, claro que você tem a liberdade de inventar, mas certas coisas carecem sim de fontes seguras sem contar que conhecimento nunca é demais! A gente acaba se inteirando de um monte de curiosidades legais! Para você ter ideia da importância desse tópico, no Nyah uma vez estava lendo uma história em que as personagens principais eram médicos que tinham na família um histórico de Leucemia, um a um eles iam adoecendo e morrendo e a história girava em torno desse drama familiar e de como cada um dos membros lidava com a perda e a doença de seu parente. A autora fez um trabalho de pesquisa tão perfeito em oncologia que o livro parecia ser o diário de uma pessoa que enfrentava a perda de alguém que amava ao mesmo tempo que temia também passar por aquilo.
A palavra chave é verossimilhança! Quanto mais eficiente for sua pesquisa, melhor. Imagine que sua personagem está caminhando por uma rua de Nova Iorque, mas você nunca foi a Nova Iorque! Qual o nome da rua? O que tem nela? Como é o movimento? E o clima, como está? Ou ainda, imagine que você quer escrever sua primeira história com um personagem irlandês, mas você não sabe nada da Irlanda. Que costumes eles tem? Como é a vida lá? E as paisagens? Do que sua personagem mais tem falta de lá? Pesquise lugares diferentes, atrações turísticas que renderiam uma boa cena, descubra a cultura interessante de outro país e imagine seus personagens nele. É uma ferramenta excelente e muito importante na construção do enredo. Para vocês terem uma ideia, eu passei uma semana lendo sobre coma e amnésia para escrever algumas cenas de Um Novo Começo, já pesquisei como atirar com uma arma, como suturar um ferimento, já precisei pesquisar sobre diversas doenças, venenos, e conheço gente que já pesquisou coisas ainda mais tenebrosas como, por exemplo, um autor do Nyah pesquisou como ocultar um cadáver! Mas tudo isso é válido para deixar nossa história mais bem elaborada, não? Então aposte nas pesquisas, sempre tendo o cuidado com a veracidade da fonte que você está lendo, faça anotações importantes, salve fotos para usar como referência, faça um tour no street view do google maps, enfim!
Quer um incentivo legal? Nora Roberts, conceituada escritora norte-americana e uma das maiores bestsellers do século XX tem medo de viajar, ela faz pesquisas sobre alguns lugares onde seus livros se ambientam no google maps. E através das fotos, se orienta para escrever. (não lembro onde li isso, mas lembro que fiquei bem surpresa).
Quando eu estava escrevendo Dear Diary tive que assistir algumas aulas de química na internet, porque eu sempre fui péssima em química e a Ellen adorava a matéria. Então, a pesquisa é um ponto muito importante porque traz fidelidade à história, claro que você tem a liberdade de inventar, mas certas coisas carecem sim de fontes seguras sem contar que conhecimento nunca é demais! A gente acaba se inteirando de um monte de curiosidades legais! Para você ter ideia da importância desse tópico, no Nyah uma vez estava lendo uma história em que as personagens principais eram médicos que tinham na família um histórico de Leucemia, um a um eles iam adoecendo e morrendo e a história girava em torno desse drama familiar e de como cada um dos membros lidava com a perda e a doença de seu parente. A autora fez um trabalho de pesquisa tão perfeito em oncologia que o livro parecia ser o diário de uma pessoa que enfrentava a perda de alguém que amava ao mesmo tempo que temia também passar por aquilo.
A palavra chave é verossimilhança! Quanto mais eficiente for sua pesquisa, melhor. Imagine que sua personagem está caminhando por uma rua de Nova Iorque, mas você nunca foi a Nova Iorque! Qual o nome da rua? O que tem nela? Como é o movimento? E o clima, como está? Ou ainda, imagine que você quer escrever sua primeira história com um personagem irlandês, mas você não sabe nada da Irlanda. Que costumes eles tem? Como é a vida lá? E as paisagens? Do que sua personagem mais tem falta de lá? Pesquise lugares diferentes, atrações turísticas que renderiam uma boa cena, descubra a cultura interessante de outro país e imagine seus personagens nele. É uma ferramenta excelente e muito importante na construção do enredo. Para vocês terem uma ideia, eu passei uma semana lendo sobre coma e amnésia para escrever algumas cenas de Um Novo Começo, já pesquisei como atirar com uma arma, como suturar um ferimento, já precisei pesquisar sobre diversas doenças, venenos, e conheço gente que já pesquisou coisas ainda mais tenebrosas como, por exemplo, um autor do Nyah pesquisou como ocultar um cadáver! Mas tudo isso é válido para deixar nossa história mais bem elaborada, não? Então aposte nas pesquisas, sempre tendo o cuidado com a veracidade da fonte que você está lendo, faça anotações importantes, salve fotos para usar como referência, faça um tour no street view do google maps, enfim!
Quer um incentivo legal? Nora Roberts, conceituada escritora norte-americana e uma das maiores bestsellers do século XX tem medo de viajar, ela faz pesquisas sobre alguns lugares onde seus livros se ambientam no google maps. E através das fotos, se orienta para escrever. (não lembro onde li isso, mas lembro que fiquei bem surpresa).
Prática X Inspiração
Agora a gente vai conversar sobre a diferença entre prática e inspiração, também falarei sobre o conhecido - e temido - bloqueio criativo. Quem nunca, não é?
Para começar, escrever, como alguém já disse, "é 1% inspiração e 99% transpiração", não adianta usar aquela desculpa de "não tenho ânimo", "fugiram as ideias" ou "estou com bloqueio". A primeira coisa que você precisa ter em mente é que bloqueio criativo não existe. Tá, eu sei que isso é maluco, calma, vou explicar. O vencedor do prêmio Jabuti, Sidney Rocha, o pernambucano Cícero Belmar e o grande Stephen King são defensores dessa teoria, o que falta para o autor é PLANEJAMENTO e PRÁTICA, essa é a causa do bloqueio criativo, a frustração de não saber como continuar que acarreta a preguiça de escrever.
Para começar, escrever, como alguém já disse, "é 1% inspiração e 99% transpiração", não adianta usar aquela desculpa de "não tenho ânimo", "fugiram as ideias" ou "estou com bloqueio". A primeira coisa que você precisa ter em mente é que bloqueio criativo não existe. Tá, eu sei que isso é maluco, calma, vou explicar. O vencedor do prêmio Jabuti, Sidney Rocha, o pernambucano Cícero Belmar e o grande Stephen King são defensores dessa teoria, o que falta para o autor é PLANEJAMENTO e PRÁTICA, essa é a causa do bloqueio criativo, a frustração de não saber como continuar que acarreta a preguiça de escrever.
Stephen King e seu discípulo Neil Gaiman são a favor do "parágrafo diário", mesmo que você ache que fez uma total porcaria, deixe lá, o que vale realmente no exercício é você estabelecer uma meta de palavras diárias e cumpri-la todos os dias, estando ou não com vontade de escrever depois você vai lá e arruma, refaz. O mês nacional de escrever novela ou nanowrimo (National Novel Writing Month) é um desafio anual competente - e muito difícil - de escrever 50 mil palavras por mês, o equivalente a 1667 palavras por dia. O objetivo desse desafio é propor disciplina nos autores e você vai ver que essa disciplina acaba de vez com essa desculpa do bloqueio criativo.
Para abrilhantar ainda mais esse post, leia Nesse link o post que eu fiz com as dicas de escrita desses autores pernambucanos premiados que são valiosíssimas e, se postas em prática, vão mudar totalmente o seu jeito de escrever! Vocês vão ver coisas que eu já disse aqui, mas que não custa revisar ;) imagine que a prática de escrever é como um jogo de videogame, você começa sem saber nada sobre a história, rodando porque não sabe onde o personagem tem que ir ou o que tem que fazer, mas pelo método tentativa e erro acaba avançando as fases e, conforme avança, vai descobrindo a história, do mesmo modo a prática da escrita flui, inicialmente é difícil conseguir cumprir as metas, elaborar o planejamento, forçar-se a escrever quando você queria estar na netflix, mas com o tempo e as "fases" passando, você vai percebendo que se torna mais fácil e, ainda mais, que o planejamento vai te livrando de um sufoco sem precedentes!
Então, nada de ficar enrolando aí, senta o traseiro na cadeira e vá escrever, chefe! U.U
Para abrilhantar ainda mais esse post, leia Nesse link o post que eu fiz com as dicas de escrita desses autores pernambucanos premiados que são valiosíssimas e, se postas em prática, vão mudar totalmente o seu jeito de escrever! Vocês vão ver coisas que eu já disse aqui, mas que não custa revisar ;) imagine que a prática de escrever é como um jogo de videogame, você começa sem saber nada sobre a história, rodando porque não sabe onde o personagem tem que ir ou o que tem que fazer, mas pelo método tentativa e erro acaba avançando as fases e, conforme avança, vai descobrindo a história, do mesmo modo a prática da escrita flui, inicialmente é difícil conseguir cumprir as metas, elaborar o planejamento, forçar-se a escrever quando você queria estar na netflix, mas com o tempo e as "fases" passando, você vai percebendo que se torna mais fácil e, ainda mais, que o planejamento vai te livrando de um sufoco sem precedentes!
Então, nada de ficar enrolando aí, senta o traseiro na cadeira e vá escrever, chefe! U.U
ROTINA DE TRABALHO
É mais que importante ter uma rotina de trabalho. Como eu disse antes, grande parte do tal "bloqueio criativo" que tanta gente fala nada mais é que a falta de um bom planejamento e uma rotina de trabalho rígida.
Muita gente trabalha fora, mas isso não quer dizer que você não vai tirar um tempinho para trabalhar nos seus projetos. Estipule uma meta de palavras ou capítulos por dia e cumpra-as rigorosamente. mesmo que precise reescrever tudo depois, mas isso fará com que escrever se torne algo prazeroso, habitual e realmente levado a sério. É como exercício físico, de início é muito difícil, mas com o tempo se torna natural. É preciso ter em mente que, uma vez que você pretende levar o processo de escrever a sério, além de um simples hobby, você se compromete a cumprir prazos, dedicar-se inteiramente ao processo mesmo que isso te faça sacrificar algumas coisas às vezes. Portanto, nada de moleza e nem preguiça, trabalho é todo dia.
Eu, particularmente, escrevo todos os dias por uma a duas horas dependendo do que eu tenho para fazer. Mas me comprometo a escrever, pelo menos, duas mil palavras por dia. Então, veja de acordo com o seu horário e seus compromissos, quanto por dia você pode tirar para escrever e separe esse horário religiosamente para isso. Como dito no post 7 passos para a escrita do romance, use de aplicativos como o pomodoro para manter o foco no trabalho e desligue o celular, nada de ficar checando o whatsapp a cada minuto! U.U
SCRIVENER: Há quem diga que o srivener é a melhor ferramenta para se trabalhar, o programa mais completo para autores. Infelizmente ele não tem uma free version, você pode baixar o trial de 30 dias para teste ou pagar uma taxa (se não me engano é 90 ou 120 reais) e tê-lo para sempre. Eu baixei a versão trial para ver como era já que muita gente recomendava o programa e, particularmente, ele não funcionou comigo. Achei a ferramenta complicada de mexer e, além de tudo, pesado. Embora realmente seja um programa bem completo e se você tem um espaço sobrando muito no pc ou se tem um processador realmente rápido talvez valha a pena - os doramas não me permitem hehehe - não funcionou comigo, mas não significa que seja um programa ruim, a minha experiência com ele não foi boa, mas a sua pode ser diferente. O jeito é baixar e testar.
LIBRE OFFICE: Eu uso o libre office para converter os documentos em PDF, ao contrário de outros conversores online ele mantem a formatação que você colocar no word, como letras capitulares elaboradas, imagens e fontes mais exigentes. Apesar de ser bem parecido com o word, infelizmente no meu computador ele pesa um pouquinho, tornando meio devagar para carregar, mas é um pacote muito bom para se ter no pc, não conflitua com o office e é muito útil e fácil para converter os documentos para PDF.
Há uma amiga minha que só consegue trabalhar com ele, eu particularmente já estou tão acostumada com o word que realmente não consigo escrever em outro programa que não ele.
YWRITER: Eu descobri o ywriter em uma discussão no grupo do Nyah no facebook, ele foi muito bem recomendado e eu baixei para testar. O programa é bem leve, um excelente organizador para cenas, sinopses, personagens, realmente vale muito a pena baixar. O único contra que eu achei nele é que além de criar uma pasta para cada história você tem pouca liberdade para manipular e formatar. Então, eu o uso mais como um suporte organizador do que propriamente como uma ferramenta para trabalhar, embora haja quem prefira trabalhar com a dinâmica de deixar os capítulos divididos por cenas e tals. Não funciona comigo, mas é realmente excelente para organizar!
CALIBRE: Ao contrário dos anteriores, o Calibre não é para escrever, ele é um conversor completíssimo para documentos. Uso ele para converter meus arquivos em epub, mobi ou qualquer outro formato que eu precise. Ele é leve, rápido, fácil de usar e muito prático quando você precisa colocar livros no celular ou no tablet, eu realmente adoro esse programinha. Só não aconselho muito a conversão de word para PDF porque perde a formatação, mas para os outros formatos ele é ótimo!
JDARKROOM - Esse é para aquelas pessoas que tem problemas de concentração e vivem mexendo no facebook, twitter ou em qualquer outra coisa enquanto escreve! JDarkRoom é um editor de arquivo de texto popular, simples em tela cheia com nenhum dos sinos e assobios habituais que possam distraí-lo do trabalho na mão. Se você estiver escrevendo um discurso, novela, ensaio, tese ou só precisa ser capaz de se concentrar em sua escrita, então JDarkRoom pode ajudá-lo. Eu já usei esse aplicativo, ele é uma versão free do zenwriter, apesar de ser um aplicativo maravilhoso, o zenwriter é pago, se você pode pagar eu super recomendo, além de um design lindo ele vem com músicas bem zen para relaxar enquanto você trabalha! Vale a pena. Caso não, o Jdark pode ser uma opção mais em conta e com a mesma eficácia.
FOCUS WRITER - Essa é uma versão personalizável do programa anterior. FocusWriter é um programa de tela cheia, processador de texto livre de distrações projetado para mergulhá-lo, tanto quanto possível em seu trabalho. O programa salva automaticamente o seu progresso, e recarrega os últimos arquivos que você tinha aberto para tornar mais fácil para saltar de volta durante a sua próxima sessão de escrita, e tem muitas outras características que o tornam de tal forma que apenas uma coisa importa: sua escrita. Você pode personalizar a imagem de fundo e ele conta com algumas ferramentas a mais do que o Jdark. Então se o problema é concentração, acabou a desculpa!
É isso por enquanto, gente! Essa semana eu vou ficar um pouquinho ocupada, mas logo volto com a resenha de outro livro e com mais dicas de escrita pra vocês! Até a próxima!
Muita gente trabalha fora, mas isso não quer dizer que você não vai tirar um tempinho para trabalhar nos seus projetos. Estipule uma meta de palavras ou capítulos por dia e cumpra-as rigorosamente. mesmo que precise reescrever tudo depois, mas isso fará com que escrever se torne algo prazeroso, habitual e realmente levado a sério. É como exercício físico, de início é muito difícil, mas com o tempo se torna natural. É preciso ter em mente que, uma vez que você pretende levar o processo de escrever a sério, além de um simples hobby, você se compromete a cumprir prazos, dedicar-se inteiramente ao processo mesmo que isso te faça sacrificar algumas coisas às vezes. Portanto, nada de moleza e nem preguiça, trabalho é todo dia.
Eu, particularmente, escrevo todos os dias por uma a duas horas dependendo do que eu tenho para fazer. Mas me comprometo a escrever, pelo menos, duas mil palavras por dia. Então, veja de acordo com o seu horário e seus compromissos, quanto por dia você pode tirar para escrever e separe esse horário religiosamente para isso. Como dito no post 7 passos para a escrita do romance, use de aplicativos como o pomodoro para manter o foco no trabalho e desligue o celular, nada de ficar checando o whatsapp a cada minuto! U.U
PROGRAMAS ÚTEIS
Outra coisa muito legal que eu quero falar nesse post são programas muito legais que podem auxiliar na hora de trabalhar. Todo mundo conhece o word, é a ferramenta queridinha da maioria das pessoas que eu conheço, eu mesma só consigo usar ele para trabalhar, mas há muitos programas bons para organizar as histórias e até mesmo para escrever e vale a pena apresentá-los se não como uma ferramenta para escrever toda a história, mas pelo menos para organizá-la. Lembrando que é sempre bom manter um registro escrito da sua organização e do seu planejamento - nunca se sabe, né?- então, vamos lá.SCRIVENER: Há quem diga que o srivener é a melhor ferramenta para se trabalhar, o programa mais completo para autores. Infelizmente ele não tem uma free version, você pode baixar o trial de 30 dias para teste ou pagar uma taxa (se não me engano é 90 ou 120 reais) e tê-lo para sempre. Eu baixei a versão trial para ver como era já que muita gente recomendava o programa e, particularmente, ele não funcionou comigo. Achei a ferramenta complicada de mexer e, além de tudo, pesado. Embora realmente seja um programa bem completo e se você tem um espaço sobrando muito no pc ou se tem um processador realmente rápido talvez valha a pena - os doramas não me permitem hehehe - não funcionou comigo, mas não significa que seja um programa ruim, a minha experiência com ele não foi boa, mas a sua pode ser diferente. O jeito é baixar e testar.
LIBRE OFFICE: Eu uso o libre office para converter os documentos em PDF, ao contrário de outros conversores online ele mantem a formatação que você colocar no word, como letras capitulares elaboradas, imagens e fontes mais exigentes. Apesar de ser bem parecido com o word, infelizmente no meu computador ele pesa um pouquinho, tornando meio devagar para carregar, mas é um pacote muito bom para se ter no pc, não conflitua com o office e é muito útil e fácil para converter os documentos para PDF.
Há uma amiga minha que só consegue trabalhar com ele, eu particularmente já estou tão acostumada com o word que realmente não consigo escrever em outro programa que não ele.
YWRITER: Eu descobri o ywriter em uma discussão no grupo do Nyah no facebook, ele foi muito bem recomendado e eu baixei para testar. O programa é bem leve, um excelente organizador para cenas, sinopses, personagens, realmente vale muito a pena baixar. O único contra que eu achei nele é que além de criar uma pasta para cada história você tem pouca liberdade para manipular e formatar. Então, eu o uso mais como um suporte organizador do que propriamente como uma ferramenta para trabalhar, embora haja quem prefira trabalhar com a dinâmica de deixar os capítulos divididos por cenas e tals. Não funciona comigo, mas é realmente excelente para organizar!
CALIBRE: Ao contrário dos anteriores, o Calibre não é para escrever, ele é um conversor completíssimo para documentos. Uso ele para converter meus arquivos em epub, mobi ou qualquer outro formato que eu precise. Ele é leve, rápido, fácil de usar e muito prático quando você precisa colocar livros no celular ou no tablet, eu realmente adoro esse programinha. Só não aconselho muito a conversão de word para PDF porque perde a formatação, mas para os outros formatos ele é ótimo!
JDARKROOM - Esse é para aquelas pessoas que tem problemas de concentração e vivem mexendo no facebook, twitter ou em qualquer outra coisa enquanto escreve! JDarkRoom é um editor de arquivo de texto popular, simples em tela cheia com nenhum dos sinos e assobios habituais que possam distraí-lo do trabalho na mão. Se você estiver escrevendo um discurso, novela, ensaio, tese ou só precisa ser capaz de se concentrar em sua escrita, então JDarkRoom pode ajudá-lo. Eu já usei esse aplicativo, ele é uma versão free do zenwriter, apesar de ser um aplicativo maravilhoso, o zenwriter é pago, se você pode pagar eu super recomendo, além de um design lindo ele vem com músicas bem zen para relaxar enquanto você trabalha! Vale a pena. Caso não, o Jdark pode ser uma opção mais em conta e com a mesma eficácia.
FOCUS WRITER - Essa é uma versão personalizável do programa anterior. FocusWriter é um programa de tela cheia, processador de texto livre de distrações projetado para mergulhá-lo, tanto quanto possível em seu trabalho. O programa salva automaticamente o seu progresso, e recarrega os últimos arquivos que você tinha aberto para tornar mais fácil para saltar de volta durante a sua próxima sessão de escrita, e tem muitas outras características que o tornam de tal forma que apenas uma coisa importa: sua escrita. Você pode personalizar a imagem de fundo e ele conta com algumas ferramentas a mais do que o Jdark. Então se o problema é concentração, acabou a desculpa!
É isso por enquanto, gente! Essa semana eu vou ficar um pouquinho ocupada, mas logo volto com a resenha de outro livro e com mais dicas de escrita pra vocês! Até a próxima!
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